domingo, 5 de julho de 2009

CARIOCA é MARRENTO

É... Carioca é marrento. E toda vez que me deparo com um espécime desse tipo, de marra particularmente exacerbada (o que, infelizmente, morando no Rio, acontece com freqüência), eu me pergunto: ‘O que leva este ser a se achar melhor do que qualquer outra pessoa?’

Eu dou graças a Deus por ter tido a oportunidade de morar seis anos em outro estado. Outra cultura. Outra mentalidade. E comparando as duas eu vejo que o Carioca não tem muitos motivos para se orgulhar.

Belezas naturais não são motivos de orgulho. Uma pessoa tem que se orgulhar do que produz. Dos seus feitos, suas conquistas. E sinceramente, belezas naturais definitivamente não se encaixam nesse conceito. E aparentemente essa ‘belezas naturais’ são os motivos principais que fazem o carioca tanto se orgulhar.

Porém, partindo do pressuposto que natureza não é motivo de orgulho, que motivos reais então temos para nos orgulhar?

Que motivo temos quando somos uma das cidades com o maior índice de criminalidade do país? Quando temos apenas duas linhas de metrô enquanto São Paulo tem cinco?[1]

Que orgulho devemos ter quando somos uma cidade escancaradamente duas faces? Uma que mostramos aos turistas. Outra realidade completamente diferente é aquela em que a classe média vive. E não estamos falando da população pobre que não paga muitos dos impostos.

Estamos falando das pessoas que pagam seus impostos corretamente, tanto ou mais do que os indivíduos ‘ricos’, já que de acordo com um dos mais recentes levantamentos feito dos contribuintes de IPTU, o bairro mais inadimplente é a Barra da Tijuca, que é, ao mesmo tempo e ironicamente, um dos bairros com maior renda per capita do município.[2]

Que orgulho posso ter ao dizer: ‘Já fui assaltada sete vezes!’, e, ainda pior, como resposta escutar: ‘Desculpa, Nat, mas isso é lá para os lados da Zona Norte’. E eu me pergunto: ‘Oras! E isso lá é errado? Pelo fato de eu morar lá, estou errada?’

Já sei! Como a Zona Norte não faz parte do Rio de Janeiro, então o Rio não é uma cidade violenta!

Bom meus caros amigos, tenho então, uma surpresa para vocês! A Zona Norte faz SIM!, parte da cidade do Rio. Então, queira você ou não, sua cidade É violenta!

Orgulho de que, queridos, de que? Esses dados, eu não estou tirando do nada. Apenas com uma rápida olhada pelos dados do Ministério da Justiça (disponibilizados na internet), percebemos que das 13 categorias nas quais a criminalidade no Brasil foi dividida, o Rio de Janeiro está entre os mais violentos em 5 categorias.

Então vamos tentar outro ‘motivo’: Produção científica! Isso. Vamos ver a quantas andam as nossas universidades.

No ranking da Capes, entre as 15 universidades com maior produção científica temos CINCO universidades paulistas (incluindo os dois primeiros lugares – USP e UNICAMP!) e apenas uma carioca.

Então, depois de todos esses dados, a pergunta permanece: o que leva o carioca a ser tão marrento?

Achar-se esperto e tentar levar vantagem em tudo, isso não é razão para ser marrento. Isso é feio. É desonesto. É desleal. Eu fico com vergonha. Um povo nunca será grande tendo esse tipo de pensamento.

Deveríamos aprender com as outras culturas. Que se orgulham dos seus feitos. Dos seus esforços e procuram melhorar sempre.

Pois eu vejo muitas gente criticando os americanos pela ‘marra’ que tem sobre outros povos. No entanto, nós cariocas, fazemos exatamente a mesma coisa. Nos achamos muito superiores quando na verdade, não temos razões para isso.

Achamos que somos mais espertos por sairmos cedo do trabalho e tomar um chopp na praia. Chamamos os paulistas de ‘loosers’ por trabalharem tanto. Digo-lhes, no entanto, eles estão certos. Nós estamos errados. Nossa mentalidade está distorcida. Nossos valores invertidos.

Devíamos querer trabalhar mais. Estudar mais. Produzir mais. Ser mais.

Ser mais do que uma cidade que tem uma bela paisagem. Ser uma cidade cujo povo é inteligente, leal, honesto. Que busca progredir construindo a sua própria riqueza.

Devemos deixar de ser uma cidade de ‘cumbuca na mão’, esperando miseravelmente alguma esmola vinda de gringos que vieram apreciar as nossas belezas naturais.

Espero, ansiosamente, o dia em que sejamos referência mundial não pelo Cristo Redentor ou Pão–de–Açúcar. Não pela Lagoa ou pela Garota de Ipanema. Mas sim pelas nossas pesquisas, feitos, conquistas. Enfim, riquezas produzidas e geradas em casa, pelo nosso próprio povo.

Por ngarden™

Julho/2009

© A reprodução integral ou parcial deste artigo é proibida sem a expressa autorização por escrito da autora.



[1] De acordo com o site do metro de São Paulo

[2] Reportagem feita pelo Jornal O Dia, em 1º de Março de 2009



Bibliografia:


http://www.metro.sp.gov.br/trajeto/seleciona_estacoes.asp - VISITADO EM 04.JULHO.2009
http://odia.terra.com.br/rio/htm/barra_a_campea_de_inadimplencia_232972.asp - VISITADO EM 04.JULHO.2009
http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJCF2BAE97ITEMIDC5C3828943404A54BF47608963F43DA7PTBRNN.htm - VISITADO EM 04.JULHO.2009
http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2007/08/02-pesquisa/ - VISITADO EM 04.JULHO.2009

8 comentários:

  1. beleza....
    São Paulo tem 5 Metrôs, mas vc andaria naquelas latas de sardinha?

    E sobre as Belezas Naturais... entenda o seguinte, quando Deus te presenteia com coisas boas, vc não precisa fazer muito pra melhorar... por exemplo, se Deus te fizer muito feia, vc terá muito o que fazer antes de te acharem "comível", mas a amiguinha que nasceu linda, gostosa, maravilhosa, não precisa de praticamente nada para ser elogiada e invejada....

    então carioca é isso.... não sou marrento, sou carioca! rs

    ResponderEliminar
  2. Falou e disse...

    O povo carioca tem tudo nas mãos menos inteligência para usar do que possui,são esnobes e se acham melhores,mas eles tem razão o Rj lidera as pesquisas,prais poluidas e super lotadas,povo sem educação e de vocabulario baixo,melhores traficantes,maior numero de favelas,policia mais corrupta...É uma pena pq desse modo arrasta aquela parte boa os verdadeiros cariocas da gema que um dia ajudarama construir o titulo de cidade maravilhosa....
    E esse carioca ai de cima ilustra tudo nao sabe nem comentar...comédia

    ResponderEliminar
  3. Até que Enfim Alguém concorda comigo...

    Vim morar nessa cidade a trabalho e fico de cara,com a falta de consciencia desse povo,que sujo,quebra e coloca a culpa nas autoridades,uma cidade que se esconde atráz de um título para fazer mal as pessoas...As mulheres são artificiais e os homens super dotados e sem cerebros,prezam quantidade e não qualidade...É triste e decadente a sociedade carioca,um povo que não se respeita....

    ResponderEliminar
  4. Eita que a coisa é fogo...
    Somos cobra comendo cobra,nasci no rj sai daí a dois anos e se Deus quiser pretendo não voltar,doí na alma mas só quem morou no rj sabe do que falo (MAGOA)...Ainda vendo o povo pela tv comemorando as olimpiadas,comemorando pq vão se matar de trabalhar pra agradar a gringaiada...dias depois estoura um beco na favela e oia meu povo chorando outra vez...
    Sou carioca da gema...mas não sou cego...Rj de antigamente não existe mais,nossa música foi defamada,nossas mulheres lipoaspiradas e a nós homens so restou futebol e praia poluida...
    Ae comédia marrento do primeiro comentário vai se tratar...

    ResponderEliminar
  5. amigo querendo ou não,somos a imagem do brasil la fora,muitas pessoas lá fora ainda pensam que somos a capital do brasil, tambem a cidade do brasil mais popular e famosa lá fora!!!

    ResponderEliminar
  6. Acabo de chegar do Rio de Janeiro. E digitei a palavra "desonestidade" no google, para ver se alguém pensava como eu. Foi a primeira viagem que fiz para o Rio. E quem me dera a última. Sou do ES. Foi decepcionante. Tentaram me roubar várias vezes no taxi e nos trocos em comércio. Cheguei com a sensação que todo mundo lá é desonesto. Além disso o lugar nem é tão bonito assim. As garotas e mulheres não tem um terço da classe que as de Vitória. A educação do povo lá é zero e a sensação é de estar num lugar onde "o mais espertinho pode mais, o resto que se dane".
    Cariocas não venham ao Espírito Santo. Fiquem aí mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Nossa, alguém que sente a mesma coisa que eu sinto! Sou carioca mas não aguento mais esse lugar. Moro na Zona Sul e posso dizer que isso aqui só tem belezas naturais a MAIS NADA. Fico impressionada qdo vou à outros estados e recebo tratamento de princesa, não só dos homens mas das mulheres tmbém.O carioca (a maioria) é totalmente desprovido de educação. Acham que a única coisa que existe na vida é praia.Nada se produz aqui e o mercado de trabalho cada vez mais limitado.Qdo vc entra ou sai de algum lugar aqui no Rio e tem um homem por perto, ele nunca nos trata como damas,parecem uns animais querendo ser os primeiros a passar. E fora o cheiro de urina insuportável que exala nessa cidade, junto ao calor senegalês de quase 50 graus que temos que suportar em todos os verões aqui e c/direito à epidemia de dengue (que acontece qse todos os anos). Fora o padrão de beleza carioca que são as mulheres siliconadas,bombadas e os homens marrentos, que se acham os gostosões mas são um bando de babacas que nem tem essa beleza toda. Eu peço à Deus todos os dias p/ que eu possa ter condições de ir embora daqui. O RJ já foi bom. Hoje em dia isso aqui está cada vez pior.

    ResponderEliminar