domingo, 19 de abril de 2009

Perda da Inocência

O que é crescer?

É adquirir mais responsabilidades? É ser capaz de gerir a própria vida? É trabalhar? Ganhar seu próprio dinheiro?

Não... Tudo isso faz parte do processo. Está incluído. Mas não é isso. Há uma transição final. Há o último degrau entre a criança e o adulto.

É a perda da inocência. E enquanto muitos pensariam que isso tem algo a ver com a sexualidade eu digo: isso nada tem a ver com sexualidade. Essa perda nada tem a ver com piadinhas maliciosas e comentários que são feitos. Ou com os tipos de atividades na qual estamos engajados.

A perda da inocência está no momento em que você descobre que as pessoas podem ser extremamente cruéis. E que não há no que confiar. A perda da inocência acontece exatamente no momento em que você descobre que não há protetor no mundo. Que aquela pessoa em que você confiava inteiramente pode, a qualquer momento, simplesmente te abandonar e te deixar sozinho.

Por isso crianças que tiveram a infância complicada por problemas com os pais amadurecem mais cedo. Pois sabem que não podem contar com eles, figuras que deveriam ser os protetores últimos!, e precisam se auto-proteger.

Esse é o passo final. É o momento da transição, definição... O momento da perda da confiança em outrem. Onde passa a existir um peso nas costas, um senso de responsabilidade sobre si próprio.

A perda da inocência...

1 comentário:

  1. Excelente texto, a inocência perde-se de facto, quando temos consciência das nossas acções, e que tudo o que fazemos, terá o seu retorno positivo, ou negativo, dependendo da consciência de cada um, Paz.

    ResponderEliminar